Pular para o conteúdo principal

Regras Para Preparação Higiênica e Segura dos Alimentos.

Regras Para Preparação Higiênica e Segura dos Alimentos.

Sua cozinha é o ponto inicial para a saúde de sua família.
Tudo que vai para a mesa passa por ela, então o mais sensato seria mantê-la no mais completo estado de limpeza, certo? Mas antes que você pensa que não há nada de novo neste artigo, desafio você a fazer um teste rápido e objetivo. 
Será que sua condutas estão garantindo mesmo a sua saúde, de seus familiares?
  • No supermercado, você deixa para comprar os itens refrigerados por último?
  • Do supermercado, você vai direto para casa, colocando os produtos refrigerados na geladeira e os congelados no freezer?
  • Na geladeira, você mantém os alimentos tampados e preparações cozidas por no máximo três dias estocados?
  • Sua geladeira está com a temperatura em aproximadamente 7°C?
  • Você deixa sua louça secar no escorredor e/ou usa panos de louça exclusivos, trocados diariamente?
  • Suas placas de corte são brancas ou vidro e talheres são de inox , ao invés de madeira?
  • Você descongela carnes somente dentro da geladeira e/ou no micro-ondas?
  • As hortaliças que serão consumidas cruas, são deixadas de molho em solução clorada e posteriormente enxaguadas, antes do consumo?
  • Aós o uso, você mantém sua esponja limpa e seca, trocando-a a cada quinze dias?
  • Quando precisa requentar os alimentos, eles são aquecidos o máximo possível?
PUBLICIDADE

Esteja sempre atenta(o) para que as prática segura de preparo dos alimentos sejam sempre seguidas. Se você disse "não" à alguma das perguntas acima, comece a incorporá-las em sua rotina. Tome cuidado com algumas ações, sua cozinha não pode ser uma inimiga da saúde de sua família, e os procedimentos seguros estão nas perguntas do teste acima. Se assegure que respondeu "sim" à todas elas.
RECEITAS PARA EMAGRECER

10 Regras Para a Preparação Higiênica e Segura de Alimentos.

  1. Consuma alimentos tratados de forma higiênica. O Leite por exemplo, deve ser sempre pasteurizado, nunca crú. As frutas, hortaliças e legumes devem ser muito bem higienizadas antes do consumo.
  2. Cozinhe bem os alimentos, a temperatura de 74°C é ideal. Mas quando o frango encontra-se crú junto ao osso,deve voltar ao cozimento. Outra coisa, carnes congeladas devem ser completamente descongeladas antes de ser cozidas(assadas,fritas).
  3. Consuma imediatamente os alimentos cozidos. Entenda: Ao preparar os alimentos você não apenas dá gosto e sabores à ela, mas o descontamina. O processo de re-contaminação começa assim que ele fica em temperatura ambiente. Portanto, convém consumir imediatamente para evitar este efeito.
  4. Armazene cuidadosamente as sobras: Mantenha os quentes acima de 60°C e os frios abaixo de 10°C, sempre em recipientes tampados. e, não coloque ainda alimentos quentes no refrigerador.
  5. Reaqueça bem os alimentos cozidos(acima de 70°C), assim você garante a eliminação daquelas bactérias que estão se multiplicando no armazenamento.
  6. Evite que alimentos crus e cozidos entrem em contato. a chamada "contaminação cruzada" acontece quando são compartilhadas facas, placas de corte e recipientes ao preparar carnes cruas e cozidas, por exemplo. Na mesa, balcão ou geladeira é muito comum também acontecer.
  7. Lavar a mão constantemente. Lavar nunca é demais! As mão são o veículo de contaminação, carregam as bactéria de um lado para o outro. Então lave-as ao chegar na cozinha, ao trocar de atividade, ao tocar no display do micro-ondas, no celular, no controle remoto, no lixo, após realizar uma limpeza, ao coçar a cabeça, a boca, o nariz, os olhos e  por último, mas não menos importante ao voltar do banheiro, mesmo que tenha lavado lá mesmo. Acostume-se a isso!
  8. Mantenha extremamente limpas toda as superfícies de trabalho, antes e depois da preparação dos alimentos. Lave-as com sabão e se possível aplique álcool gel. Restos de comida são verdadeiras praias de micro-organismos. E, troque os panos de prato diariamente.
  9. Mantenha os alimentos longe de insetos(moscas, mosquitos e baratas), roedores e outros animais. Eles são portadores de micro-organismos nocivos, sendo assim o melhor é manter alimentos na geladeira e bem tampados.
  10. Cuidado com a água que você utiliza para a preparação dos alimentos, habitue-se a utilizar água filtrada e/ou fervida. Esteja sempre segura da qualidade da sua água.
Uma observação final o calor favorece o crescimento de bactérias nocivas sobre os alimentos, exigindo cuidados redobrados na hora de preparar, armazenar e principalmente se alimentar.
Nota do Blog: Informações contidas na Internet,  são fontes seguras para ampliar seu conhecimento, orientar pesquisas e trabalhos escolares. No entanto, não devem ser utilizadas como fonte única para fins de orientação médica, procure um médico para receber orientações especializadas e tratamento, se necessário. Neste Blog, checamos e informamos a fonte dos artigos.





Postagens mais visitadas deste blog

A Força Do Pimentão

A Força Do Pimentão Saboroso, bonito e saudável. A força do pimentão, com certeza está nestas qualidades. Bem,   se a  cor vibrante e do delicioso sabor do Pimentão Vermelho não te conquistou, as propriedades benéficas são incontestáveis. Vale a pena conhecer, as propriedades terapêuticas que  fazem do pimentão um poderoso alimento no combate de algumas doenças e na prevenção de outras. Rico Em Antioxidantes -   Essa propriedade previne os riscos de derrame, catarata, e eliminam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele e das células. Quando se ingere  pouca quantidade de alimentos ricos em antioxidantes, ficamos mais propensos a desenvolver doenças como o câncer e a ter problemas relacionados ao coração. Além disso, a presenta ainda compostos anti-inflamatórios. T endo em vista que esse vegetal possui altas concentrações de antioxidantes essenciais ao organismo,  o consumo de pimentão vermelho é altamente indicado. Vitaminas C e E -  O alto teor dessas su

Alimentos Que Curam.

foto: https://goo.gl/amRJax Alimentos Que Curam. Já imaginou parar de sentir determinadas dores simplesmente se alimentando com alimentos que curam? Isso é possível e não estamos falando de produtos exóticos ou que você nunca ouviu falar. Comer uma banana, por exemplo, alivia a dor, mas tem que estar madura. Caso contrário, a fruta agrava o quadro. Simples assim. Sendo assim, concluímos que existem alimentos que curam e outras, produzem efeito contrário. Alimentos embutidos, contêm nitratos e nitritos, substâncias que dilatam vasos. Sua ingestão, nos mais suscetíveis, já é suficiente para desencadear a dor. Já alimentos ricos em substâncias anti-inflamatórias podem ajudar a evitar o incômodo. É o caso dos peixes, como a sardinha e o salmão. Só por isso, conclui-se que ficar tomando  analgésicos não é a melhor opção para curar a dor de cabeça. Analgésicos podem ser perigosos para sua saúde!!! Veja este artigo:  http://belaesaude.blogspot.com.br/2015/10/analgesicos-prevenir-e-o-

10 Dicas Para Ter Cabelos Mais Bonitos

10 Dicas Para Ter Cabelos Mais Bonitos Tenha Cabelos Mais Bonitos Com Essas Dicas. 10 dicas de cuidados simples e fáceis de aplicar para você ter um cabelo bonito todo dia. Algumas você conhece e talvez não se lembre, neste artigo vamos relembrar ou conhecer, e fazer sucesso com os cabelos. Mantenha Seu Cabelo Limpo. Evite lavar diariamente, porém evite deixar o cabelo sujo. Lave diariamente apenas se você vive em uma cidade com poluição, umidade alta ou exercitar-se diariamente.  Lave de 3 a 4 vezes na semana caso você morar em um longe de poluentes, ou um clima especialmente seco.  E se o tem pontas secas e raízes oleosas lave com um shampoo para equilibrar o pH do couro cabelo e corte as pontas duplas. 6 Dicas Para Cuidar De Cabelos Crespos Dicas Para Cuidar Do Cabelo Crespo Saiba Como Fazer Uma Dieta Detox.  Exagere No Hidratante. A regra geral é condicionar a cada vez que você utilizar o shampoo.  A pele que compõem o seu couro cabeludo precisa de umidade as

DETOX SHAKE

CUPONS DE DESCONTOS

RECEITAS PARA EMAGRECER

Curso Sobrancelhas Perfeitas

AMOSTRA GRÁTIS

BEAUTY CLEAN

AMAZON

VENDAS INTERNET OU PRESENCIAL

Saúde Natural

IMAGEM FOLHEADOS

ESCOLA DE IDIOMAS